Palestrantes

30/08/2021 11:45
  • Dr. Júlio César Lorenzi / Moderna Inc, Cambridge, Massachusetts, EUA

Biólogo formado pela Universidade Federal de Alfenas (2005). Possui Doutorado em Ciências na área de concentração em Genética pela FMRP/USP (2013) e mestrado em Ciências na área de concentração Imunologia Básica e Aplicada pela FMRP/USP (2008). Recentemente, realizou pesquisas na Rockefeller University caracterizando o reservatório latente do vírus HIV e desenvolvendo estratégias para eliminação do mesmo. Dr Júlio é imunologista molecular e trabalha atualmente como cientista sênior na Moderna Inc. Suas pesquisas focam na compreensão da resposta imune a infecções virais e no desenvolvimento de vacinas. Também é interessado na criação de ferramentas e metodologias que ajudam na análise da resposta imune em diferentes patologias.

  • Profa. Dra. Ana Caetano de Faria / Presidente da SBI 2022-2024 / Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG.

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984), mestrado em Microbiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), doutorado em Imunologia pela Universidade de São Paulo (1994) e pós-doutorado pela Harvard Medical School, Boston, EUA (1998-1999 e 2003). Foi Pesquisadora Visitante na Universitá di Bologna, Itália, em 2011 e na Rockefeller University, NY, EUA em 2016. Foi membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Imunologia, SBI (2011-2013), da Câmara de Assessoramento de Ciências Biológicas e Biotecnologia da FAPEMIG (2011-2013), do Comitê de Acessoramento de Imunologia do CNPq (2012-2015) e é coordenadora do Sub-committee of Mucosal Immunology Nomenclature da IUIS desde 2019. Atualmente é Professora Titular de Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunobiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Imunologia de Mucosas, Imunobiologia da Nutrição, Tolerância oral, Imunobiologia do Envelhecimento. 

  • Profa. Dra. Ana Paula Duarte de Souza / Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.

Possui graduação em Farmácia Bioquímica Análises Clínicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), mestrado em Biotecnologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e doutorado em Biologia Celular e Molecular na PUCRS com sanduíche na University of Melbourne – Austrália (2009). Tem pós-doutorado na PUCRS na área de Imunologia. Atualmente é professora adjunta da Escola de Ciências da Saúde da PUCRS, Professora Permanente do Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança e do Programa Mestrado Profissional em Biotecnologia Farmacêutica da mesma instituição. É orientadora de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Imunologia e Biologia Molecular e Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: Vacina, Imunologia viral, Terapias anti-tumorais, Terapias anti-virais, Resposta de células T e Células Dendríticas.

  • Prof. Dr. Carlos Arterio Sorgi / Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP

Atualmente, é Professor Associado com título de Livre-docente na área de Bioquímica pelo Departamento de Química (DQ) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) ? Universidade de São Paulo (USP); líder do GeBIL- Grupo de estudos em Biotecnologia e Imunoquímica de Lipídios e orientador de Mestrado/Doutorado de cursos de Pós-Graduação (PG-Bioquimica -FMRP- USP; PPG-BBio – FCFRP-USP; PPGIBA-UFAM). Coordenador de consórcios de pesquisa “ImunoCovid” e “AerobiCOVID” do campus USP- Ribeirão Preto. Possui graduação em Química – (Modalidades: Bacharelado, licenciatura e atribuições biotecnológicas) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) -Universidade de São Paulo (USP) (2002); Doutorado-direto pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) – USP (2006) – Departamento de Bioquímica e Imunologia – Programa de Bioquímica; Pós-doutorado pelo CNRS -UMR6218 -Molecular Immunopharmacology – Transgenose Institut- Université du Orleans- França (2011- 2012); Pós-Doutorado sanduíche pela University of Colorado- Denver – EUA e Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – USP (2014 – 2016) com ênfase em Farmacologia Bioquímica e Molecular. Atuou como Especialista de laboratório (categoria S3) na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) – USP (2003 -2020); Tem experiência científica na área de Bioquímica; Biomarcadores; Farmacologia Bioquímica; Imunologia e Biotecnologia. Ênfase em Infecções Virais (COVID-19); Metabolismo de Tumores; Inflamação; Espectrometria de Massas aplicados a biomoléculas (Lipidoma e Metaboloma) e Enzimologia do metabolismo celular. Atua em projetos com parcerias na Clínica Médica e Odontológica. Foi responsável técnico do Ceqil – Centro de Excelência em Quantificação e Identificação de Lipídios – FCFRP- USP. Membro de comissões universitárias, congregação, assessor da FAPESP e de periódicos científicos internacionais, além de Editor Guest.

  • Prof. Dr. Pedro Manoel Mendes de Moares Vieira / Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade de Brasília (2006). Mestrado pelo programa de Imunopatologia e Alergia (FMUSP) e doutorado pelo programa de Imunologia do Departamento de Imunologia do ICB da USP. Pós-doutorado pela divisão de endocrinologia, metabolismo e diabetes no Beth Israel Deaconess Medical Center, Harvard School of Medicine, com ênfase nas interações imuno-metabólicas. Atualmente é professor de Imunologia no Departamento de Genética, Microbiologia e Imunologia do Instituto de Biologia da UNICAMP. Atuação nas áreas de Imunometabolismo, Imunologia Celular, Obesidade e Diabetes.